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92% dos brasileiros confiam que seus negócios vão crescer em 2023

Segundo o estudo, 92% dos empreendedores brasileiros relataram estar confiantes (42%) ou muito confiantes (50%) no crescimento de sua renda em 2023.

A GoDaddy Inc., empresa que ajuda os empreendedores a prosperarem, apresentou os resultados de sua mais recente Pesquisa Global de Empreendedorismo, que analisa o estado recente do setor, o nível de digitalização das pequenas empresas e os planos que os empreendedores têm para o futuro próximo de seus negócios.

Segundo o estudo, 92% dos empreendedores brasileiros relataram estar confiantes (42%) ou muito confiantes (50%) no crescimento de sua renda em 2023; uma taxa significativamente maior em comparação com países mais desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, apenas 74% dos empreendedores relataram confiança em seu crescimento para o ano.

Quando se trata de digitalização de negócios, os resultados globais da pesquisa mostraram que, em comparação com outros países pesquisados, o Brasil possui o maior percentual de proprietários de empresas (40%), que fizeram cursos para se tornarem empreendedores e 99% dos entrevistados concordaram que criar e gerenciar um site para a empresa é importante para aumentar a visibilidade do negócio.

Além disso, 44% dos brasileiros relataram já estar usando um site e 44% planejam implementar o uso de um no futuro. Quando se trata de uma loja online, 46% disseram já estar utilizando, com 36% projetando esse investimento.

A pesquisa foi realizada entre pequenas empresas com menos de 50 funcionários e abrangeu oito países – Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Reino Unido e Estados Unidos. Os resultados destacam a importância da digitalização para pequenas empresas, as ferramentas nas quais os empreendedores dependem como parte de seu ecossistema digital e a relevância de possuir um site para ajudar a elevar o negócio online.

O Brasil é o terceiro país com a classificação mais alta na crença sobre a importância de uma presença online para o crescimento dos negócios (76%), atrás do México (77%) e da Índia (82%). “Eu vejo em nossos empreendedores uma capacidade de inovação e adaptação que os ajuda a impulsionar seus empreendimentos”, diz Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Os resultados da pesquisa também mostraram outras informações por trás da rotina dos proprietários de pequenas empresas. A maioria dos empreendedores entrevistados está em fase inicial de seus negócios, empreendendo de um a dois anos sendo que metade tem menos de um ano de funcionamento.

No Brasil, as gerações mais jovens estimulam o ritmo do empreendedorismo, com 33% dos entrevistados com menos de 30 anos. Da mesma forma, o empreendedorismo feminino está se tornando mais relevante por aqui. O país tem uma alta porcentagem de empresárias mulheres (53%) entre os entrevistados, atrás dos Estados Unidos (62%), Austrália (60%), Reino Unido (59%) e México (59%).

Ao revelar os fatores de motivação de empreender, seguir uma paixão foi o principal motivo compartilhado pelos entrevistados nos Estados Unidos (53%), Reino Unido (49%), Canadá (48%) e Austrália (49%). No entanto, no Brasil (40%) e no México (47%), o motivo principal citado para iniciar um negócio é a necessidade ou desejo de uma fonte adicional de renda.

Ter segurança no site que abriga o negócio foi um ponto identificado como cada vez mais relevante para pequenas empresas, constatando que os empreendedores latino-americanos estão mais preocupados com esse aspecto. Dos entrevistados, 86% no Brasil e 83% no México acreditam que as pequenas empresas estão sob ameaça de ataques cibernéticos.

Finalmente, tanto os empreendedores no México quanto no Brasil relataram a exposição dos dados de seus clientes e a perda da confiança dos mesmos como os impactos mais prováveis em seus negócios, no caso de uma violação de segurança.