Carregando...

Notícias

Como sua empresa pode reduzir custos com viagens corporativas

Diretor da Cosmos lista algumas dicas para evitar gastos desnecessários com passagens

Viagens corporativas têm cada vez mais espaço e importância dentro das organizações, já que para muitas delas trazem resultado direto nas vendas, na conquista de novos clientes e na expansão do mercado.

No entanto, as viagens corporativas estão entre os maiores gastos das empresas e, se não geridas corretamente, podem interferir negativamente no faturamento.

Com objetivo de auxiliar as empresas a reduzirem custos com viagens, a Cosmos Viagem e Turismo, especializada em viagens corporativas, oferece um sistema de gestão de viagens que ajuda na identificação de gastos excessivos.

Rafael Ramos, diretor da Cosmos, afirma que com o sistema, as empresas conseguem visualizar onde estão gastando demais e podem planejar as viagens de acordo com a melhores práticas do mercado. Ele dá algumas dicas que podem ajudar a reduzir os custos com viagens corporativas. Confira:

1. Planejar a viagem com antecedência: Rafael comenta que o ideal é reservar voos e hospedagens com, pelo menos, 10 dias de antecedência para conseguir melhores preços. O sistema de gestão de viagens da Cosmos conta com um relatório de desvios de política analítico, que mostra a antecedência de compra da empresa.

2. Reservar a passagem assim que souber da viagem: a empresa deve orientar colaboradores responsáveis pela compra das passagens a fazer a reserva assim que souberem da viagem, já que o valor da tarifa sofre muita variação durante o dia. Quanto mais vazio estiver o voo, mais barata a tarifa, seguindo a regra da oferta x procura.

3. Ficar atento ao dia da semana: voos podem ter tarifas diferentes em alguns dias da semana. Geralmente, segundas e sextas-feiras são os dias com valores mais caros, pois têm alta procura. Então, antes de ligar para o cliente e marcar algum compromisso, confira o valor dos voos para escolher o dia com tarifa mais barata.

Gestão de viagens Cosmos

O sistema de gestão de viagens é disponibilizado pela Cosmos sem qualquer custo adicional e, através dele, o viajante será direcionado a solicitar a viagem de acordo com as melhores tarifas disponíveis, aplicando algumas regras para a economia da empresa. É possível solicitar reservas de voos, hotéis e carros em uma única tela, de forma rápida e econômica.

Além disso, a ferramenta, que já é utilizada por cerca de 100 clientes da Cosmos, gera relatórios gerenciais de gastos, que indicam quando há possíveis excessos, como por exemplo, quando algum departamento está planejando viagens muito em cima da hora, realizando muitas alterações de voos ou gastando demais com hotéis e reservas de carros.

Rafael ressalta que o sistema condiciona o colaborador a comprar conforme a política de viagens, gerando uma economia de até 15% para a empresa.

Sobre a Cosmos

A Cosmos é uma das maiores agências de viagens de Santa Catarina. Com presença em Blumenau, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Joinville e São Paulo, a Cosmos atende mais de mil empresas na América Latina.

Com 34 anos de mercado e 70 colaboradores, o foco da agência é o projeto de gestão de viagens corporativas, a venda de pacotes nacionais e internacionais para pessoas físicas e a gestão de eventos corporativos.