Carregando...

Notícias

Antes tarde do que nunca

Pessoas de sucesso não desistem de seus planos

De todos os planos que você idealizou quantos foram realizados? Conseguiu se especializar na sua área? Aprimorou suas competências de liderança e alcançou aquele cargo que você tanto almejou? E os anseios pessoais: aprender outro idioma, comprar um carro zero, colocar uma mochila nas costas e conhecer diversos países foram concretizados?

É compreensível que existam inúmeros motivos que podem adiar a realização de metas das pessoas como as dificuldades financeiras, a chegada de filhos, doença na família, a idade, entre outros, fazendo com que muitos abandonem seus projetos ao longo da vida.

Mas já se perguntou como uns são bem-sucedidos, pessoal e profissionalmente, e outros não?

A resposta é simples: pessoas de sucesso não desistem de seus planos.

É a procrastinação que desacelera os desejos, assim como as promessas de fim de ano, “vou parar de fumar”, “no próximo ano compro a minha casa”, “vou realizar meu intercâmbio”, “este ano impressionarei meu chefe com novas ideias e soluções” e assim, os anos passam, mas as metas não passaram de pretensões.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Scranton (EUA), mais de 40% dos americanos planejam novas metas no Ano Novo e, apenas 8% deles atingem seus objetivos. Especialistas classificam que um dos principais motivos do fracasso em definir metas é não desenhá-las de forma correta.

Por este motivo, o mesmo estudo revelou que a desistência de objetivos acontece em tempo recorde: 75% na primeira semana, 71% na segunda semana, 64% no primeiro mês e 46% no primeiro semestre.

A ambição por novas e velhas conquistas é o que move milhares de pessoas, mas também frustram quando não são alcançadas. A solução é criar a possibilidade de colocá-las em prática, sem inventar eternas desculpas, afinal muitos diretores constituíram família e conseguiram alcançar o ápice profissional, muitas pessoas passam por dificuldades financeiras e não desistem de seus planos.

Para isso é necessário analisar alguns pontos fundamentais para alicerçar planos e mantê-los erguidos até sua realização:

• Crença: acredite, em primeiro lugar, que você pode realizar. Sua força de vontade depende da sua confiança.

• Metas mais objetivas: mantenha o foco em poucos planos por vez. Dar prioridade para um ou mais projetos pode ser bastante divertido, mas requer diversos elementos que devem ser pensados, inclusive o tempo de dedicação. É possível ir à China e aos EUA na mesma semana de férias ou fechar um MBA e uma pós-graduação no mesmo ano?

• Torne-os tangíveis: analise quais são os recursos necessários para renovar ou repensar metas. Ir à lua é possível, mas você deve se perguntar quantas pessoas conseguem realizar tal façanha ou, para àqueles que ambicionam surfar a maior onda dos circuitos havaianos, qual é a disposição física para atingir este projeto. Esta análise requer a união do desejo e da realidade. Exemplo, não se pode ser um exímio líder sem, ao menos, saber trabalhar em equipe, dar feedback construtivo, delegar tarefas com briefings claros e objetivos, estimular times para o aumento de resultados.

Feito a análise e resgate dos desejos, é necessário definir metas, criar um planejamento para que não sejam abandonados novamente. 
Para muitas pessoas isso tudo será mais um grande desafio, principalmente para as que criaram barreiras como a falta de tempo, dinheiro, família, trabalho, entre outros, e esses bloqueios os impedem de retomar projetos, planos e objetivos, culminando no estado de frustração e apatia pessoal e profissional.

Nunca é tarde para adquirir novas aspirações e recuperar seus anseios, basta saber se você, de fato, quer chegar a um ponto e realizar ações para adquirir seu sucesso pessoal e profissional, para todo o resto o coaching (http://www.sbcoaching.com.br/torne-se-coach/o-que-e-coaching?utm_medium=administradores_coluna&utm_source=ads_parceiros&utm_content=link_inferior_o_que_e_coaching&utm_campaign=publieditorial_31_07_2014) é o processo mais adequado para que você identifique, de forma rápida e efetiva, os três fundamentais aspectos para recuperar seus anseios: onde você está, aonde você quer chegar e como fazer para estar lá.

Pergunte-se: o que eu ganho, em toda minha vida, se eu realizar minha meta principal?

Idealize as consequências dessa realização, da sua satisfação, da sua autoconfiança e do bem-estar deste resultado.