Carregando...

Notícias

Como os ricos ficam mais ricos (e como você pode seguir o exemplo deles)

Veja 5 dicas sobre riqueza que podem ajudar você a aumentar sua conta bancária

"Dinheiro não é tudo", principalmente se tratando de felicidade e realização. Ainda assim, ser milionário é o sonho de muita gente. Entretanto, são poucos aqueles que alcançam o nível de riqueza desejado. Para Roger James Hamilton, autor de "The Millionaire Master Plan: Your Personalized Path to Financial Success", isso ocorre porque, desde pequenos, aprendemos coisas sobre a riqueza que já não são (ou nunca foram) verdade.

Inc. listou os cinco mitos sobre fortuna que foram desmascarados por Hamilton. Veja a seguir:

Múltiplas fontes de renda 

Mito: você se tornará mais rico cada vez que iniciar novas fontes de receitas.

Verdade: "Começar muitas fontes de rendimento ao mesmo tempo é como tentar empurrar muitas bolas para cima de uma ladeira ao mesmo tempo - talvez você comece, mas terminará perdendo seu foco e tempo", dis Hamilton. O sucesso é decorrente da formação de equipes, não de fontes alternativas de renda.

Pense em equipes múltiplas como investimento, pois são as pessoas que fazem dinheiro. Invista nos funcionários certos antes de aplicar nos ativos que elas vão gerir. Caso contrário, você terá que fazer todo o malabarismo sozinho e será só uma questão de tempo até começar a derrubar as bolas.

Renda passiva

Mito: você pode enriquecer fazendo dívidas para comprar bens que geram renda passiva para, assim, não precisar mais trabalhar.

Verdade: "Dívidas cavam um buraco, não um rio". Toda a renda deve ser administrada, o que significa que você precisa saber gerenciar a equipe e os especialistas que vão ajudá-lo com os ativos.

Ativos que acarretam fluxo de caixa positivo são, sem dúvida, importantes. Contudo, quando você consegue aumentar os recursos para comprar um imóvel ou outros bens e, em seguida, o valor desses ativos caem, o seu fluxo de caixa fica negativo, de modo que seu patrimônio vai desaparecendo assim como suas chances de ficar rico.

Não há nada passivo a respeito de ativos; sejam propriedade ou negócios, eles precisam ser administrados. O único modo de garantir a valorização dos ativos é assegurar que eles sejam geridos constantemente por você e por sua equipe. Por isso, esqueça renda passiva.

Plano de saída

Mito: você trabalha duro agora e a riqueza vem depois, quando você vender tudo, de acordo com sua estratégia de saída.

Verdade: ame o que faz e você vai querer continuar fazendo o que faz, sem se preocupar em abandonar o jogo.

Muitos se apegam à ideia de uma saída estratégica (a aposentadoria, por exemplo) e, enquanto ela não chega, eles ficam acorrentados a uma profissão que não gostam por achar que a espera vale a pena. Ao invés de focar no momento em que você vai sair do jogo, crie uma estratégia para se manter ativo, pois só assim você conseguirá construir patrimônios. Quando você gosta do que faz, você caminha para o sucesso sentindo-se realizado todos os dias. 

Ser seu próprio chefe

Mito: o trajeto em direção à riqueza começa com você sendo seu próprio patrão. 

Verdade: a riqueza é fruto das escolhas sobre quem serão seus chefes.

Mesmo que seja dono do próprio negócio, você ainda dependerá de outros indivíduos - clientes, investidores, funcionários etc. Em vez de ser um chefe solitário, escolha aqueles com quem irá trabalhar. A partir daí, você deve fazer o melhor para auxiliá-los, de modo que tanto elas como você alcancem suas metas. "Para ser bem sucedido, não seja egoísta. Seja um servo."

Um grande risco, uma grande recompensa

Mito: empreendedores de sucesso colocam tudo em jogo.

Verdade: as ascensões mais históricas minimizam os riscos ao realizarem testes, medir os passos e fazer escolhas e ajustes cautelosos.

Um fracasso pode afundá-lo de vez, mas pode também direcioná-lo. Não queira apostar muito pensando em um grande retorno, porque quando a aposta é alta, uma frustração fará você recuar imensamente. Portanto, minimize os riscos e não se esqueça de que você pode aprender com os erros e seguir em frente.

Discorda de Roger? Então dê uma olhada em alguma lista de "pessoas mais ricas" e escolha um nome ao acaso, em seguida, responda a estas perguntas:

  • Essa pessoa é passiva com seus investimentos e interesses comerciais ou é extremamente ativa?
  • Ela tenta criar várias fontes de renda ou investe nas equipes que vão administrar os fluxos?
  • Ela pensa em se aposentar?
  • Ela é responsável apenas para si mesma... Ou também por uma série de outras pessoas? 
  • Será que ela arriscaria tudo de uma vez? Ou, no lugar disso, assumiria riscos inteligentes para testar, medir e melhorar os resultados? 

Os ricos bem-sucedidos são extremamente ativos e estão cercados por excelentes funcionários, não pensam em sair do jogo, fornecem os recursos adequados para suas equipes e calculam os riscos. É nessas pessoas que você deve se espelhar.